quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Curiosidades sobre o folclore ...

- É comemorado com eventos e festas, no dia 22 de Agosto, aqui no Brasil, o Dia do Folclore.
- Em 2005, foi criado do Dia do Saci, que deve ser comemorado em 31 de outubro. Festas folclóricas ocorrem nesta data em homenagem a este personagem. A data, recém criada, concorre com a forte influência norte-americana em nossa cultura, representanda pela festa do  Halloween (Dia das Bruxas).
- Muitas festas populares, que ocorrem no mês de Agosto, possuem temas folclóricos como destaque e também fazem parte da cultura popular.
 O folclore é o modo que um povoado tem para compreender o mundo em que vive, assim quando conhecemos o folclore de um país podemos compreender o seu povo, mas para poder dizer que um certo costume seja folclorico é preciso que este seja praticado por um grande número de pessoas de um determinado local.
O folclore brasileiro é um dos mais ricos do mundo que se formou ao longo dos anos pela miscigenação de índios, brancos e negros, o folclore sendo um conjunto de mitos,lendas,costumes,supertições e etc... , que as pessoas passam de geração para geração e esses mitos muitos deles deram origens à festas populares que ocorrem pelos quatro cantos do país.
- As lendas são histórias contadas por pessoas e são transmitidas oralmente misturando fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia, os mitos são narrativas que os povos antigos criaram para tentar explicar os fenômenos da natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário